HP12c Para Principiantes

Nos últimos dois anos, o número de pessoas físicas na bolsa de valores deu um salto de mais de 20%, segundo fatos da BM&F Bovespa. Entenda O Que São E Quando Vale a pena Pagar , quando os CPFs inscritos chegaram a saltar mais de 50% em um ano, não se via tanta empolgação de investidores individuais em ligação ao mercado de capitais.

“Como os juros caíram muito, aqueles que estavam razoavelmente confortáveis com uma rentabilidade de mais de 1% ao mês na renda fixa passaram a buscar novas coisas. E, no momento em que a pessoa vê que a bolsa subiu bastante desde 2016, fala ‘puxa, eu pretendo isso! ’, Trinta Dias Pra Variar De Vida E Perceber Tudo De Finanças rentabilidade passada não garante ganhos no futuro”, explica Michael Viriato, professor de finanças do Insper. Em procura de dinheiro rapidamente, diversos desses investidores de primeira viagem não ponderam os riscos envolvidos e acabam não suportando as oscilações características da renda variável. “A bolsa sobe no boato e cai no episódio.

Advertisement

Às vezes a pessoa física entra de forma impulsiva, quando tudo está indo bem e segue recomendações de pessoas - ‘Ah, o fulano me indicou isso! ’ - sem ter percepção nenhuma de análise”, diz Glauco Legat, analista-chefe da corretora Spinelli. São comuns no mercado anedotas de pessoas que venderam o automóvel ou o apartamento para comprar ativos de grande risco e terminaram sem nada.

Existem inúmeras estratégias, porém todas compartilham de uma característica: a paciência. Ao invés apostas ousadas, preconizam possibilidades criteriosas. Pra solucionar o que obter ou vender, não levam em consideração boatos e notícias, e sim análises de balanços das empresas. As dezenas de operações de compra e venda diárias dão ambiente a poucas transações por ano.

E, principalmente, em vez do enriquecimento instantâneo, pregam o crescimento gradual do patrimônio, com o reinvestimento do que se ganha ao longo dos anos. O ícone máximo desses investidores é Warren Buffet, octogenário que é a antítese da figura do Lobo de Wall Street. Considerado um dos maiores investidores da história, ele acumula riqueza estimada em oitenta bilhões de dólares, segundo a Forbes.

Advertisement

À frente do fundo Berkshire Hathaway, ele estuda as corporações por meses a fio antes de obter uma ação e raramente vende um papel que tenha comprado, mesmo que ele esteja passando por robusto desvalorização. Apelidado de “Buffet brasileiro”, Luiz Barsi, oitenta anos, é o superior investidor individual do Brasil. Também é conhecido pelos hábitos frugais para uma pessoa que tem em tal grau dinheiro: morador de um bairro de categoria média na zona leste paulistana, ele anda de transporte público e mantém teu escritório no nada glamouroso centro de São Paulo.

Share This Story

Get our newsletter